A GULA EM SETE PECADOS

30/10/2020

A GULA EM SETE PECADOS E SUA REDENÇÃO

POR ANGELA CRISTINA

Quem nunca!? Que atire a primeira pedra, aquele que jamais pediu um "bis"?


Ora, sempre estamos sedentos de um pouco mais daquilo que nos traz prazer e satisfação. Dos Sete Pecados, dito Capitais, este é de longe o que mais me fascina, porque ele é o único que passeia por todos os outros 06 (seis). E inclusive, por ele mesmo.

A Autoestima é fundamental, com a "gula" torna-se VAIDADE; Amor Próprio é salutar, com a "gula" torna-se SOBERBA; Prosperar é prudente, com a "gula" torna-se AVAREZA; Admirar é sublime, com a "gula" torna-se INVEJA; O ócio é primordial, com a "gula" torna-se PREGUIÇA; Ser enérgico é necessário, com a "gula" torna-se IRA; Satisfação é sublime, com a "gula" torna-se GULA.
Sempre que falamos algo sobre o tema e que procuramos identificação com quais dos "sete" nós nos reconhecemos, ela (gula) sempre está relacionada.
Fiz uma enquete rápida com alguns amigos e todos eles citaram a GULA como um dos seus "pecados". Notem que coloquei pecado entre aspas, pois, talvez não acredite nele.

E sim, acredite que faz parte da natureza humana ultrapassar os limites dos padrões pré-definidos da saciedade e do empanturramento, beira a impossibilidade atingirmos o pleno contentamento - Achar e/ou ceder a um determinado parâmetro entre a satisfação absoluta e o excesso é uma tarefa hercúlea que na maioria das vezes só alcançamos dentro de um profundo trabalho de autoconhecimento.
E isso requer querer e tempo, é lógico! Pois, dentro do próprio instinto humano, nós mesmos NÃO NOS BASTAMOS! Agora descasca esse abacaxi! (risos). Se alguém me disser EU ME BASTO! Por favor me dá seu autógrafo? Sempre estamos em busca do algo mais, da próxima dose, da onda perfeita, do acorde perfeito maior, do próximo feriadão, do próximo ano, além da busca pelo PRÓXIMO (do outro) propriamente dito. Precisamos complementos, precisamos preencher lacunas e vazios que necessariamente advém de fatores internos, daí quando encontramos algo que nos traga essa tal completude e júbilo é óbvio que vamos querer mais é instintivo, caramba!

Usamos as compulsões como uma compensação pelas nossas faltas emocionais! Mas a GULA não é somente "esse" desejo insaciável de querer mais e mais, o pecado que a igreja transformou em capital na idade media, também pode ser benéfico quando usado de forma a escalar nossos limites, nossas metas e nossos anseios. Também serve-nos como uma mola propulsora para mantermos um foco dos nossos próprios objetivos.
Ou seja, não pararemos de "comer" até estarmos completamente saciados, só pararemos quando conseguirmos ultrapassar a linha de chegada da tal maratona que decidimos percorrer - O pecado está não no fruto proibido em si, senão na atitude emocional diante dele.

Segundo São Tomás de Aquino (1225-1274) Sobre esses prazeres podemos analisar dois aspectos: a necessidade e o desejo, num exercício de compreensão dessas ordens de apetites no mundo: "ora, entre todas as paixões, a coisa mais difícil de ordenar é o prazer, segundo a razão, e principalmente os prazeres naturais, que são companheiros de nossa vida"

"Os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle." 

Mahatma Gandhi

Decoração de casa © Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora